domingo, 4 de fevereiro de 2007

Mente vazia, oficina do diabo

Freqüentemente notamos que essas máximas não foram criadas à toa. Estava eu, navegando por blogs quando me sobe uma janela de notificação de msn com uma pessoa com um nick aparentemente comum. Motivado por esse 'aparentemente', escrevo. Na verdade, isso é mais um apelo que um post.

Nos tempos antigos, quando os dinossauros dominavam a terra e o homem conseguiu inventar a intercomunicação entre computadores, os primitivos foram responsáveis pela utilização de um símbolo, provavelmente criado nas paredes das cavernas. No Brasil, este símbolo recebeu o nome de 'arroba'. Imagine como era o interior de uma montanha, cheia de desenhos e símbolos e um '@' completando. Imaginou? Pois é. Esse símbolo foi criado, no início da comunicação cibernética por uma figura chamada Ray Tomlinson, criador do correio eletrônico. Aliviando o homem de ter que utilizar apenas pombos-correios, esse revolucionário permitiu que fosse criado em seguida, a mala-direta online, ou seja, a merda do SPAM... Enfim, esse não é o ponto.

O 'éks' da questão é que o tal do arroba, virou substituto da boa e velha 'barra', sem o menor sentido. Acredito que seja um resultado de planos diabólicos arquitetados pelo lado negro da força. Lutando contra os algozes do bom senso, informo a quem possa interessar que o '@' (leia-se arroba) foi criado para substituir em endereços eletrônicos a preposição 'at'. No português, seria 'em'. Não entendeu? É assim, seu no e-mail ó: juca@provedor.com. O 'juca' é sua identificação única. Seu nome, percebe? E o '@' tá aí pra dizer EM qual provedor você possui essa conta de e-mail. Leia-se 'juca at provedor dot com' ou 'juca em provedor ponto com'. Claro que estamos ignorando o sentido inicial para os de língua portuguesa, a indicação da unidade de medidas arroba.

Acredito que muita gente já saiba. Mas espalhem pelo menos para pequenos círculos de amigos para que evitar o meu desconforto ao ver um nick do tipo "Juca @ de bom humor" ou "Juca @ 12/11 em Sampa". Essa estupidez geral, advento da maravilha tecnológica da Internet, sabe? Espalhem que bodes assassinos podem invadir o país através do uso indevido do arroba.

Tá. É ócio mesmo, mas às vezes, criativo.

Nenhum comentário: