domingo, 14 de outubro de 2007

sobre tropa de elite

Ok, é uma produção bem feita. Mas não foge em nada à escola norteamericana de cinema. Os diálogos totalmente planejados, como em todo bom blockbuster, são previsíveis, como o discurso do comandante, na celebração de início do curso para preparação do BOPE. Nada que realmente soe realista. O realismo, como em todo cinema brasileiro, só funciona de fato quando entra em cena a parte violenta do filme. Sim, nós devemos mesmo ter talento para a agressão, pois essa parte sempre soa real.

Talvez essa veia violenta me assuste ainda mais, quando ocorrem reações como a que o público tem durante a projeção. Imaginem: ver um garoto beirando seus 15 anos, sendo sufocado, espancado e destratado, até o ápice da ameaça de estupro por um cabo de vassoura enquanto todo o público ao seu redor sorri, como se de fato estivesse ouvindo uma piada. É triste pensar que pode-se viver numa sociedade que se diverte com a miséria e a humilhação alheia. Dói um pouquinho até.

E acreditem: a parte boa fica pela quantidade excessiva de palavrões e por todos os chavões que acabam mesmo virando piada, por serem frases ridículas ou extremamente originais, mas todas com alto teor de sarcasmo e um leve senso de justiça.

Quanto ao sucesso, não sei se veio em decorrência à baixa qualidade do cinema nacional ou aos exageros do cinema estrangeiro. Só sei que no fim das contas, "Tropa de Elite" é mesmo um dos melhores filmes brasileiros. E isso também me entristece. Conseguiremos nós, os brasileiros, fazermos uma comédia ou um terror que preste ou vamos ficar só refilmando tragédias do dia-a-dia pra tentar entrar no Oscar?

Um comentário:

Unknown disse...

Vamos lá!

Tropa de elite é um bom filme nacional. Não precisamos ter, necessariamente, uma linda história de amor ou uma boa comédia. As vezes precisamos da realidade.
Essa realidade mostrada em Tropa de Elite deveria doer e não nos fazer rir! Deveria trazer uma discussão sobre uma série de valores da nossa sociedade. É uma pena que isso não aconteça porque a nossa querida 'sociedade' ainda não amadureceu para alguns fatos sérios e que nos levam a marginalização das relações.
Outra coisa: o cinema nacional tem boas histórias, bons filmes, boas produções e a cada dia maior aceitação com o público que, na maior parte das vezes, poderia ter ido ao cinemark para ver uma grande hiper mega produção norte americana e preferiu, naquela situação, o filme nacional. Trazer o interesse nessas pessoas já é um grande passo. Ver uma sala lotada para assistir ou Tropa de Elite, ou Cidade de Deus, ou O Ano em que meus pais saíram de férias, ou qualquer outro filme seja ele um drama, uma comédia ou um romance é muito bom. É do caralho! Devemos incentivar nosso cinema. Devemos trazer uma nova cultura para comprar a produção cinematográfica nacional.